Quando era estudante de Psicologia, lá no início, no primeiro período, criticava muito a psicanálise, mas principalmente por não entendê-la (sei disso hoje). Em determinado momento da minha vida, tive que iniciar a terapia e, por coincidência, a psicóloga era psicanalista. Para minha sorte, claro, pois fui arrebatada por esse percurso que não foi fácil (e em alguns momentos ainda não é), mas hoje não sou mais a mesma de antes.
Aprendi a respeitar meus limites, entendi o porquê de muitas das minhas feridas, elaborei essas feridas e, claro, que a vida traz outras, mas hoje a análise é minha casa, pois eu sou a minha casa. Hoje olho para mim com o amor e carinho que eu mereço e tenho certeza que a análise faz isso a todos aqueles que lhe dão uma chance.
A psicanálise mudou minha vida de uma forma que nunca imaginei possível. Ela me proporcionou uma compreensão profunda de mim mesma, revelando aspectos do meu inconsciente que eu ignorava completamente. Este processo de autoconhecimento é contínuo e, embora desafiador, é também extremamente recompensador.
Quem dá uma chance à psicanálise descobrirá muitos benefícios. O processo pode ser difícil, mas os resultados são incomensuráveis. A psicanálise não apenas muda a forma como você vê a si mesmo, mas também a forma como você se relaciona com o mundo ao seu redor. E essa transformação é um verdadeiro presente.✨